As cabeceiras têm desenvolvido um papel importante nos leitos desde os tempos antigos. Como exemplo, os gregos além de dormir em suas camas, ainda comiam e socializavam nelas, de modo que a cabeceira cumpria o papel de encosto. Já na época do renascimento, a cama era a principal peça de mobiliário das residências e local de interação com as visitas. Outro uso para a cabeceira, antigamente, era proteger o leito das correntes de ar em noites frias. Já na Idade Média, a cama se tornou peça decorativa dos lares, com esculturas, dosséis ou tapeçarias elaboradas, acompanhados de cabeceiras esculpidas e painéis arquitetônicos.
Para a arquiteta e urbanista Geovana Geloni Parra, a cabeceira da cama além de embelezar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante, tem como funcionalidade proteger a parede de sujeiras, arranhões e também de abrigar a cama do frio. “No caso de camas box também são úteis para a fixação da cama em uma posição, e delimitar os espaços”, ressalta a profissional.
Como alternativa à cabeceira tradicional, Geovana informa que muitos arquitetos e designers tem optado em não utilizar cabeceiras nas camas, preferindo, por exemplo, papéis de parede para demarcação do espaço, detalhes em gesso, ou até mesmo adesivos. “É uma maneira de inovar, principalmente quando encontramos clientes mais abertos a novidades, além de muitas vezes ser mais econômico em comparação com cabeceiras tradicionais”, explica.
40 ideias para fazer uma cabeceira criativa
Buscando alternativas acessíveis e fáceis de fazer, confira a seleção abaixo de cabeceiras diferenciadas e criativas para modificar seu quarto e deixá-lo com mais personalidade e estilo:
1. Cabeceira de cama capitonê
Para fazer esta cabeceira em capitonê -– acolchoado em tecido formando desenhos geométricos –- é necessária uma placa de madeira no formato desejado. Fure com uma furadeira os pontos para os botões, prenda a manta acrílica e espuma para fazer o estofamento com um grampeador. Depois, é só colocar o tecido escolhido e costurar os botões utilizando a marcação feita previamente.
2. Cabeceira funcional
Esaa ideia é uma ótima opção se você possui um ambiente aberto e sua cabeceira não fica encostada na parede. Utilizando um armário antigo, ou montando um com placas de madeira, faça da cabeceira a face posterior do armário e deixe à mostra a parte interna. Adicione uma barra de metal para colocar cabides e pinte da sua cor favorita.
3. Cabeceira de livros
Utilizando uma placa de madeira, posicione os livros de forma que fique visualmente bonito, sem nenhum espaço sobrando. Anote na placa a ordem dos livros escolhidos. Pregue o livro na placa, deixando duas folhas soltas, já que as mesmas deverão ser coladas para esconder o prego. Fica visualmente bonito e exclusivo.
4. Cabeceira rústica de madeira
Reaproveite madeiras já sem função: encaixe-as e utilize pequenos pedaços na face posterior para fixá-las. O ideal é utilizar tamanhos diferentes para o resultado ser ainda mais belo. Se desejar, escreva uma frase com giz para deixar o móvel com mais personalidade.
5. Cabeceira de MDF entrelaçado
Para trazer mais beleza e cor ao cômodo, utilize placas finas de MDF e entrelace-as, colando-as com cola para madeira. Para finalizar, escolha uma tinta em tom vibrante para deixá-la ainda mais divertida.
6. Cabeceira com janelas antigas
Ótima opção para reaproveitar janelas antigas e já sem uso, demarque na parede com fita adesiva para posicionar corretamente as peças. Parafuse as janelas à parede de modo que fiquem bem firmes. Se desejar, pinte na cor escolhida.
Leia também:
20 paletas de cores para quarto de casal que você pode usar na composição da decoração 148554
7. Cabeceira com mosaico de madeira
Utilizando uma placa de madeira, cole com adesivos dupla face ou cola para madeira pequenos pedaços desse material com tamanhos diferenciados, formando um mosaico. Escolha uma madeira com tons escuros para garantir o visual mais rústico da cabeceira.
8. Cabeceira de macramê
Para esse projeto, basta fazer uma armação em formato retangular com placas de madeira, passar fitas com cores e padrões variados de forma aleatória e colá-las com cola quente. Para finalizar, escolha uma fita e cole por toda a armação, escondendo as pontas remanescentes.
9. Cabeceira com cordão de luzes
Que tal reaproveitar as luzes de Natal quando a época de festas passar? Para fazer esta cabeceira, basta pregar as luzes junto à parede, formando a silhueta de uma casa. Há a possibilidade de escolher outros desenhos.
10. Cabeceira de pegboard
Utilizando um pegboard –- placa de Eucatex furada, muito comum em oficinas –- faça uma cabeceira versátil e funcional. Fixe o pegboard à parede e adicione itens que desejar através de ganchos, desde um vaso, quadros até suportes de arame.
11. Cabeceira de porta antiga
Possui uma porta antiga sem uso? Aproveite este item que seria descartado e faça uma bela cabeceira. Lixe a porta, pinte na sua cor favorita e, se desejar, adicione sancas de madeira para deixar o visual mais bonito.
12. Cabeceira de placas de madeiras
Utilizando placas de madeiras de tamanhos desiguais, fixe-as com pregos ou parafusos em uma estrutura retangular feita com pedaços de madeira. Para ficar mais bonita, quanto mais irregular o alinhamento dos pedaços de madeira, melhor o resultado.
13. Cabeceira de corda
Utilize uma placa de madeira ou mesmo uma porta antiga para servir como base para essa cabeceira. Com cola quente, revista a cabeceira com corda, tomando cuidado para não deixar nenhum espaço em branco. Ficará lindíssima!
14. Cabeceira com luzes e adesivos que brilham no escuro
Separe uma placa de madeira e pinte-a da cor que quiser. Coloque parafusos no formato desejado para o desenho e transpasse o cordão de luzes pelos parafusos. Adicione com cola quente adesivos que brilhem no escuro. O resultado? Um céu de encantar qualquer criança.
15. Cabeceira de prateleira
Que tal adicionar uma prateleira no lugar da cabeceira tradicional? Seja ela pré-fabricada ou construída por você, a prateleira pode ser uma boa opção, já que além de embelezar o ambiente, garante funcionalidade ao móvel.
16. Cabeceira com flores de papel
Utilizando uma placa de madeira recortada, adicione flores de papel, encaixando-as nos recortes da cabeceira. Opção versátil e colorida, com certeza alegrará o ambiente.
Leia também:
30 quartos incríveis com cama no chão para você se apaixonar 148554
17. Cabeceira com gavetas
Reaproveite gavetas antigas e faça uma linda cabeceira. Para isto, empilhe-as de modo aleatório e fixe-as umas às outras. Pinte-as na cor escolhida e se desejar, adicione papel contact no fundo das mesmas para deixar o visual ainda mais caprichado.
18. Cabeceira de folhas de alumínio
Utilizando folhas de alumínio, material encontrado em lojas especializados em metais, faça uma cabeceira entrelaçando o metal e colando-o em uma placa de mdf, de modo a ficar com o visual quadriculado . Para finalizar, fixe a placa à parede.
19. Cabeceira marroquina com tapete de borracha
Desejando uma cabeceira étnica? Então reaproveite um tapete de borracha, pintando-o na cor escolhida e fixando-o em uma placa de madeira previamente pintada em uma cor contrastante. Para finalizar, adicione uma moldura de madeira na mesma cor do tapete.
20. Cabeceira trançada
Mais uma opção de cabeceira trançada, aqui são utilizados cordões de algodão em cores variadas, que são fixados em uma moldura de madeira. Para deixar a cabeceira ainda mais especial, prenda suas fotos favoritas com mini pregadores.
21. Cabeceira pregueada
Que tal encapar sua velha cabeceira com um tecido bonito? Utilize uma padronagem diferente e alegre para revestir sua cabeceira fazendo pregas com o tecido e colando com cola quente. O resultado fica super charmoso.
22. Cabeceira com tecido adesivo
Utilizando um tecido adesivo, corte a cabeceira no tamanho e formato desejado. Cole na parede cuidando para que não fique torto.
23. Cabeceira feita de tapete
Deseja um cômodo aconchegante? Pendure um tapete bem felpudo no lugar da cabeceira. Dessa forma, trará mais conforto e aquecerá o quarto.
24. Cabeceira com citação
Possui uma frase ou citação favorita? Pinte-a em uma placa de madeira com o auxílio de fita adesiva para demarcar as letras e pendure-a sobre a cama. Seus dias serão mais produtivos e inspirados.
25. Cabeceira de quadro com foto
Quer deixar um momento eternizado? Faça um quadro daquela foto especial e pendure-o sobre sua cama. Trará um sentimento de nostalgia sempre que for se deitar.
26. Cabeceira de tapeçaria
Tem uma tapeçaria antiga não sabe como utilizá-la? A mesma pode fazer as vezes de cabeceira se pendurada sobre o leito. Para isto, basta parafusar um varão à parede e pendurá-la.
Leia também:
40 cabeceiras criativas para transformar o seu quarto 148554
27. Cabeceira de capas de livros ou cadernos antigos
Mais uma opção de reaproveitar o que seria descartado. Reaproveite as capas de livros ou cadernos antigos, colando-as de forma aleatória sobre uma placa de madeira. Ao final, basta pregar a placa na parede. A dica aqui é utilizar capas bem coloridas e de tamanhos variados.
28. Cabeceira de espelhos
Para adicionar glamour ao seu quarto, utilize quadrados de espelhos e fixe-os com cola à parede. Além de deixar o cômodo lindo, ainda deixa a sensação de amplitude.
29. Cabeceira de cortina
Ótima opção é adicionar uma cortina presa em um varão como cabeceira da cama, trazendo romantismo ao cômodo. Para deixar ainda mais bonito, pendure junto à cortina um cordão com luzes.
30. Cabeceira com moldura e pintura
Utilizando uma moldura de madeira, pregue-a demarcando o tamanho desejado de sua cabeceira. Na parte interna, pinte a parede na cor desejada. Se preferir, adicione um adorno ou quadro ao centro da cabeceira. Simples e prático.
31. Cabeceira desenhada com giz
Para fazer esta cabeceira é necessário que a parede onde a cama fica recostada esteja pintada com tinta para quadro negro, encontrada em casas especializadas. Após a pintura estar completa, desenhe uma cabeceira com o design e estilo desejado utilizando giz. É uma boa opção, já que é versátil e o desenho pode ser refeito sempre que desejar.
32. Cabeceira de almofadas suspensas
Quer uma alternativa para deixar a cabeceira ainda mais confortável? Pendure almofadas em um varão sobre a cama. Além de inusitado, irá proporcionar conforto nos momentos de leitura ou descanso.
33. Cabeceira com obra de arte
Possui uma pintura ou obra de arte favorita? Imprima-a em uma gráfica e cole-a em uma placa de madeira. Agora basta pregar a placa à parede para poder admirá-la sempre.
34. Cabeceira de vinil adesivo
Para deixar sua cabeceira com personalidade, mas sem complicação, corte formas geométricas em um adesivo de vinil com cores variadas e aplique-os na parede. Moderno e exclusivo.
35. Cabeceira de paletes
Simples e rápida de fazer, esta cabeceira possui baixo custo. Basta pintar o palete no tamanho desejado e fixá-lo à parede com pregos ou parafusos.
36. Cabeceira com silhueta de cidade
Utilizando washi tape ou qualquer outro tipo de fita adesiva decorativa, desenhe a silhueta de uma cidade, incluindo prédios nos mais variados formatos e tamanhos. Além de ser simples, é completamente personalizada.
Leia também:
70 ideias de cama suspensa para mudar já o cantinho do descanso 148554
37. Cabeceira com quadros e lambri
Outra opção simples é pintar a parede de uma cor neutra, adicionar um lambri de madeira pintado com uma cor vibrante por toda a parede e abaixo dele escolher uma tinta com um tom acima da cor da parede da parte superior ao lambri. Para finalizar, apoie quadros de diferentes tamanhos, trazendo mais alegria ao ambiente.
38. Cabeceira pintada com estêncil de renda
Para fazer esta charmosa cabeceira, corte uma renda de sua preferência no formato desejado. Fixe-a na parede com o auxílio de fita adesiva. Coloque ao redor folhas de jornais para proteger a parede restante. Agora é só pintar com tinta spray na cor escolhida, esperar secar e se maravilhar com o resultado final.
39. Cabeceira de grade de janela
Mais uma opção visando o reaproveitamento. Aqui, a grade que pertencia à uma antiga janela foi pintada e fixada à parede. Lembrando sempre da sustentabilidade e da possibilidade de dar uma nova função ao que seria descartado.
40. Cabeceira de mapa
Se você é uma pessoa que gosta de viajar, pendurar um mapa como cabeceira irá lhe deixar ainda mais inspirada para conhecer novos lugares. Se desejar que ele seja ainda mais personalizado, basta marcar com alfinetes os locais que já visitou ou que pretende conhecer.
Como escolher a cabeceira ideal
A arquiteta Geovana esclarece que a cabeceira ideal deve condizer com a decoração do seu dormitório. Como exemplo, a profissional cita as cabeceiras de ferro que combinam com quartos mais românticos ou mais rústicos. Já as fabricadas em madeira, dão um ar mais aconchegante, enquanto que as de estofado são ótimas para pessoas que gostam de ler ou utilizar o notebook antes de dormir.
“Os tamanhos são variados, caso opte pela compra de uma cabeceira pronta, o ideal é que ela seja entre 1,10 a 1,30m de altura, e a largura de acordo com seu colchão. Porém, se for fazer algo mais personalizado, sugiro que aproveite e a utilize como forma de decoração. Em dormitórios pequenos, pode ser incorporada a um mobiliário superior, a fim de aumentar o espaço de armários, utilizar espelhos para ampliar o ambiente, e até mesmo utilizar um papel de parede que já tenha sido empregado no dormitório ou que combine com alguma estampa já empregada”, orienta a arquiteta.
Como modificar sua cabeceira
Se você já tem a sua cama com cabeceira ou já tem alguma cabeceira e agora não é o momento para trocá-la, pode abusar da criatividade para deixá-la como nova! A arquiteta deu as seguintes dicas para deixar sua cabeceira ainda mais bonita: “você pode pintar com cores fortes, pois é uma tendência contemporânea. Combinar cores sólidas como branco, preto, vermelho, amarelo, azul, com outros mobiliários em acabamento amadeirado. Ou ainda, se sua cabeceira for almofadada, trocar o tecido que a reveste, de acordo com seu estilo. Pode ser em patchwork, dando um ar mais alegre o qual pode ser feito por você mesmo, tecidos em linho, que sugerem uma atmosfera mais formal, ou ainda couro sintético que também traz sensação de conforto e aquecimento em dias frios”, orienta Geovana.
Onde comprar cabeceiras criativas
Se você deseja trocar sua cabeceira mas não tem tempo ou prefere não fazer projetos “faça você mesmo”, confira a lista abaixo de cabeceiras criativas para comprar em lojas online que deixarão seu quarto com mais personalidade:
Com essas sugestões de “faça você mesmo” e inspirações, fica ainda mais fácil mudar o visual do seu quarto apenas investindo em uma cabeceira mais divertida e criativa. Aposte!
O post 30 ideias para quarto minimalista não convencional e cheio de estilo apareceu primeiro em Tua Casa.
As cabeceiras têm desenvolvido um papel importante nos leitos desde os tempos antigos. Como exemplo, os gregos além de dormir em suas camas, ainda comiam e socializavam nelas, de modo que a cabeceira cumpria o papel de encosto. Já na época do renascimento, a cama era a principal peça de mobiliário das residências e local de interação com as visitas. Outro uso para a cabeceira, antigamente, era proteger o leito das correntes de ar em noites frias. Já na Idade Média, a cama se tornou peça decorativa dos lares, com esculturas, dosséis ou tapeçarias elaboradas, acompanhados de cabeceiras esculpidas e painéis arquitetônicos.
Para a arquiteta e urbanista Geovana Geloni Parra, a cabeceira da cama além de embelezar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante, tem como funcionalidade proteger a parede de sujeiras, arranhões e também de abrigar a cama do frio. “No caso de camas box também são úteis para a fixação da cama em uma posição, e delimitar os espaços”, ressalta a profissional.
Como alternativa à cabeceira tradicional, Geovana informa que muitos arquitetos e designers tem optado em não utilizar cabeceiras nas camas, preferindo, por exemplo, papéis de parede para demarcação do espaço, detalhes em gesso, ou até mesmo adesivos. “É uma maneira de inovar, principalmente quando encontramos clientes mais abertos a novidades, além de muitas vezes ser mais econômico em comparação com cabeceiras tradicionais”, explica.
40 ideias para fazer uma cabeceira criativa
Buscando alternativas acessíveis e fáceis de fazer, confira a seleção abaixo de cabeceiras diferenciadas e criativas para modificar seu quarto e deixá-lo com mais personalidade e estilo:
1. Cabeceira de cama capitonê
Para fazer esta cabeceira em capitonê -– acolchoado em tecido formando desenhos geométricos –- é necessária uma placa de madeira no formato desejado. Fure com uma furadeira os pontos para os botões, prenda a manta acrílica e espuma para fazer o estofamento com um grampeador. Depois, é só colocar o tecido escolhido e costurar os botões utilizando a marcação feita previamente.
2. Cabeceira funcional
Esaa ideia é uma ótima opção se você possui um ambiente aberto e sua cabeceira não fica encostada na parede. Utilizando um armário antigo, ou montando um com placas de madeira, faça da cabeceira a face posterior do armário e deixe à mostra a parte interna. Adicione uma barra de metal para colocar cabides e pinte da sua cor favorita.
3. Cabeceira de livros
Utilizando uma placa de madeira, posicione os livros de forma que fique visualmente bonito, sem nenhum espaço sobrando. Anote na placa a ordem dos livros escolhidos. Pregue o livro na placa, deixando duas folhas soltas, já que as mesmas deverão ser coladas para esconder o prego. Fica visualmente bonito e exclusivo.
4. Cabeceira rústica de madeira
Reaproveite madeiras já sem função: encaixe-as e utilize pequenos pedaços na face posterior para fixá-las. O ideal é utilizar tamanhos diferentes para o resultado ser ainda mais belo. Se desejar, escreva uma frase com giz para deixar o móvel com mais personalidade.
5. Cabeceira de MDF entrelaçado
Para trazer mais beleza e cor ao cômodo, utilize placas finas de MDF e entrelace-as, colando-as com cola para madeira. Para finalizar, escolha uma tinta em tom vibrante para deixá-la ainda mais divertida.
6. Cabeceira com janelas antigas
Ótima opção para reaproveitar janelas antigas e já sem uso, demarque na parede com fita adesiva para posicionar corretamente as peças. Parafuse as janelas à parede de modo que fiquem bem firmes. Se desejar, pinte na cor escolhida.
Leia também:
20 paletas de cores para quarto de casal que você pode usar na composição da decoração 148554
7. Cabeceira com mosaico de madeira
Utilizando uma placa de madeira, cole com adesivos dupla face ou cola para madeira pequenos pedaços desse material com tamanhos diferenciados, formando um mosaico. Escolha uma madeira com tons escuros para garantir o visual mais rústico da cabeceira.
8. Cabeceira de macramê
Para esse projeto, basta fazer uma armação em formato retangular com placas de madeira, passar fitas com cores e padrões variados de forma aleatória e colá-las com cola quente. Para finalizar, escolha uma fita e cole por toda a armação, escondendo as pontas remanescentes.
9. Cabeceira com cordão de luzes
Que tal reaproveitar as luzes de Natal quando a época de festas passar? Para fazer esta cabeceira, basta pregar as luzes junto à parede, formando a silhueta de uma casa. Há a possibilidade de escolher outros desenhos.
10. Cabeceira de pegboard
Utilizando um pegboard –- placa de Eucatex furada, muito comum em oficinas –- faça uma cabeceira versátil e funcional. Fixe o pegboard à parede e adicione itens que desejar através de ganchos, desde um vaso, quadros até suportes de arame.
11. Cabeceira de porta antiga
Possui uma porta antiga sem uso? Aproveite este item que seria descartado e faça uma bela cabeceira. Lixe a porta, pinte na sua cor favorita e, se desejar, adicione sancas de madeira para deixar o visual mais bonito.
12. Cabeceira de placas de madeiras
Utilizando placas de madeiras de tamanhos desiguais, fixe-as com pregos ou parafusos em uma estrutura retangular feita com pedaços de madeira. Para ficar mais bonita, quanto mais irregular o alinhamento dos pedaços de madeira, melhor o resultado.
13. Cabeceira de corda
Utilize uma placa de madeira ou mesmo uma porta antiga para servir como base para essa cabeceira. Com cola quente, revista a cabeceira com corda, tomando cuidado para não deixar nenhum espaço em branco. Ficará lindíssima!
14. Cabeceira com luzes e adesivos que brilham no escuro
Separe uma placa de madeira e pinte-a da cor que quiser. Coloque parafusos no formato desejado para o desenho e transpasse o cordão de luzes pelos parafusos. Adicione com cola quente adesivos que brilhem no escuro. O resultado? Um céu de encantar qualquer criança.
15. Cabeceira de prateleira
Que tal adicionar uma prateleira no lugar da cabeceira tradicional? Seja ela pré-fabricada ou construída por você, a prateleira pode ser uma boa opção, já que além de embelezar o ambiente, garante funcionalidade ao móvel.
16. Cabeceira com flores de papel
Utilizando uma placa de madeira recortada, adicione flores de papel, encaixando-as nos recortes da cabeceira. Opção versátil e colorida, com certeza alegrará o ambiente.
Leia também:
30 quartos incríveis com cama no chão para você se apaixonar 148554
17. Cabeceira com gavetas
Reaproveite gavetas antigas e faça uma linda cabeceira. Para isto, empilhe-as de modo aleatório e fixe-as umas às outras. Pinte-as na cor escolhida e se desejar, adicione papel contact no fundo das mesmas para deixar o visual ainda mais caprichado.
18. Cabeceira de folhas de alumínio
Utilizando folhas de alumínio, material encontrado em lojas especializados em metais, faça uma cabeceira entrelaçando o metal e colando-o em uma placa de mdf, de modo a ficar com o visual quadriculado . Para finalizar, fixe a placa à parede.
19. Cabeceira marroquina com tapete de borracha
Desejando uma cabeceira étnica? Então reaproveite um tapete de borracha, pintando-o na cor escolhida e fixando-o em uma placa de madeira previamente pintada em uma cor contrastante. Para finalizar, adicione uma moldura de madeira na mesma cor do tapete.
20. Cabeceira trançada
Mais uma opção de cabeceira trançada, aqui são utilizados cordões de algodão em cores variadas, que são fixados em uma moldura de madeira. Para deixar a cabeceira ainda mais especial, prenda suas fotos favoritas com mini pregadores.
21. Cabeceira pregueada
Que tal encapar sua velha cabeceira com um tecido bonito? Utilize uma padronagem diferente e alegre para revestir sua cabeceira fazendo pregas com o tecido e colando com cola quente. O resultado fica super charmoso.
22. Cabeceira com tecido adesivo
Utilizando um tecido adesivo, corte a cabeceira no tamanho e formato desejado. Cole na parede cuidando para que não fique torto.
23. Cabeceira feita de tapete
Deseja um cômodo aconchegante? Pendure um tapete bem felpudo no lugar da cabeceira. Dessa forma, trará mais conforto e aquecerá o quarto.
24. Cabeceira com citação
Possui uma frase ou citação favorita? Pinte-a em uma placa de madeira com o auxílio de fita adesiva para demarcar as letras e pendure-a sobre a cama. Seus dias serão mais produtivos e inspirados.
25. Cabeceira de quadro com foto
Quer deixar um momento eternizado? Faça um quadro daquela foto especial e pendure-o sobre sua cama. Trará um sentimento de nostalgia sempre que for se deitar.
26. Cabeceira de tapeçaria
Tem uma tapeçaria antiga não sabe como utilizá-la? A mesma pode fazer as vezes de cabeceira se pendurada sobre o leito. Para isto, basta parafusar um varão à parede e pendurá-la.
Leia também:
40 cabeceiras criativas para transformar o seu quarto 148554
27. Cabeceira de capas de livros ou cadernos antigos
Mais uma opção de reaproveitar o que seria descartado. Reaproveite as capas de livros ou cadernos antigos, colando-as de forma aleatória sobre uma placa de madeira. Ao final, basta pregar a placa na parede. A dica aqui é utilizar capas bem coloridas e de tamanhos variados.
28. Cabeceira de espelhos
Para adicionar glamour ao seu quarto, utilize quadrados de espelhos e fixe-os com cola à parede. Além de deixar o cômodo lindo, ainda deixa a sensação de amplitude.
29. Cabeceira de cortina
Ótima opção é adicionar uma cortina presa em um varão como cabeceira da cama, trazendo romantismo ao cômodo. Para deixar ainda mais bonito, pendure junto à cortina um cordão com luzes.
30. Cabeceira com moldura e pintura
Utilizando uma moldura de madeira, pregue-a demarcando o tamanho desejado de sua cabeceira. Na parte interna, pinte a parede na cor desejada. Se preferir, adicione um adorno ou quadro ao centro da cabeceira. Simples e prático.
31. Cabeceira desenhada com giz
Para fazer esta cabeceira é necessário que a parede onde a cama fica recostada esteja pintada com tinta para quadro negro, encontrada em casas especializadas. Após a pintura estar completa, desenhe uma cabeceira com o design e estilo desejado utilizando giz. É uma boa opção, já que é versátil e o desenho pode ser refeito sempre que desejar.
32. Cabeceira de almofadas suspensas
Quer uma alternativa para deixar a cabeceira ainda mais confortável? Pendure almofadas em um varão sobre a cama. Além de inusitado, irá proporcionar conforto nos momentos de leitura ou descanso.
33. Cabeceira com obra de arte
Possui uma pintura ou obra de arte favorita? Imprima-a em uma gráfica e cole-a em uma placa de madeira. Agora basta pregar a placa à parede para poder admirá-la sempre.
34. Cabeceira de vinil adesivo
Para deixar sua cabeceira com personalidade, mas sem complicação, corte formas geométricas em um adesivo de vinil com cores variadas e aplique-os na parede. Moderno e exclusivo.
35. Cabeceira de paletes
Simples e rápida de fazer, esta cabeceira possui baixo custo. Basta pintar o palete no tamanho desejado e fixá-lo à parede com pregos ou parafusos.
36. Cabeceira com silhueta de cidade
Utilizando washi tape ou qualquer outro tipo de fita adesiva decorativa, desenhe a silhueta de uma cidade, incluindo prédios nos mais variados formatos e tamanhos. Além de ser simples, é completamente personalizada.
Leia também:
70 ideias de cama suspensa para mudar já o cantinho do descanso 148554
37. Cabeceira com quadros e lambri
Outra opção simples é pintar a parede de uma cor neutra, adicionar um lambri de madeira pintado com uma cor vibrante por toda a parede e abaixo dele escolher uma tinta com um tom acima da cor da parede da parte superior ao lambri. Para finalizar, apoie quadros de diferentes tamanhos, trazendo mais alegria ao ambiente.
38. Cabeceira pintada com estêncil de renda
Para fazer esta charmosa cabeceira, corte uma renda de sua preferência no formato desejado. Fixe-a na parede com o auxílio de fita adesiva. Coloque ao redor folhas de jornais para proteger a parede restante. Agora é só pintar com tinta spray na cor escolhida, esperar secar e se maravilhar com o resultado final.
39. Cabeceira de grade de janela
Mais uma opção visando o reaproveitamento. Aqui, a grade que pertencia à uma antiga janela foi pintada e fixada à parede. Lembrando sempre da sustentabilidade e da possibilidade de dar uma nova função ao que seria descartado.
40. Cabeceira de mapa
Se você é uma pessoa que gosta de viajar, pendurar um mapa como cabeceira irá lhe deixar ainda mais inspirada para conhecer novos lugares. Se desejar que ele seja ainda mais personalizado, basta marcar com alfinetes os locais que já visitou ou que pretende conhecer.
Como escolher a cabeceira ideal
A arquiteta Geovana esclarece que a cabeceira ideal deve condizer com a decoração do seu dormitório. Como exemplo, a profissional cita as cabeceiras de ferro que combinam com quartos mais românticos ou mais rústicos. Já as fabricadas em madeira, dão um ar mais aconchegante, enquanto que as de estofado são ótimas para pessoas que gostam de ler ou utilizar o notebook antes de dormir.
“Os tamanhos são variados, caso opte pela compra de uma cabeceira pronta, o ideal é que ela seja entre 1,10 a 1,30m de altura, e a largura de acordo com seu colchão. Porém, se for fazer algo mais personalizado, sugiro que aproveite e a utilize como forma de decoração. Em dormitórios pequenos, pode ser incorporada a um mobiliário superior, a fim de aumentar o espaço de armários, utilizar espelhos para ampliar o ambiente, e até mesmo utilizar um papel de parede que já tenha sido empregado no dormitório ou que combine com alguma estampa já empregada”, orienta a arquiteta.
Como modificar sua cabeceira
Se você já tem a sua cama com cabeceira ou já tem alguma cabeceira e agora não é o momento para trocá-la, pode abusar da criatividade para deixá-la como nova! A arquiteta deu as seguintes dicas para deixar sua cabeceira ainda mais bonita: “você pode pintar com cores fortes, pois é uma tendência contemporânea. Combinar cores sólidas como branco, preto, vermelho, amarelo, azul, com outros mobiliários em acabamento amadeirado. Ou ainda, se sua cabeceira for almofadada, trocar o tecido que a reveste, de acordo com seu estilo. Pode ser em patchwork, dando um ar mais alegre o qual pode ser feito por você mesmo, tecidos em linho, que sugerem uma atmosfera mais formal, ou ainda couro sintético que também traz sensação de conforto e aquecimento em dias frios”, orienta Geovana.
Onde comprar cabeceiras criativas
Se você deseja trocar sua cabeceira mas não tem tempo ou prefere não fazer projetos “faça você mesmo”, confira a lista abaixo de cabeceiras criativas para comprar em lojas online que deixarão seu quarto com mais personalidade:
Com essas sugestões de “faça você mesmo” e inspirações, fica ainda mais fácil mudar o visual do seu quarto apenas investindo em uma cabeceira mais divertida e criativa. Aposte!
O post 30 ideias para quarto minimalista não convencional e cheio de estilo apareceu primeiro em Tua Casa.
30 ideias para quarto minimalista não convencional e cheio de estilopublicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário