Quem gosta de beber um bom vinho e receber convidados em casa, certamente já pensou em incluir ou já adicionou na decoração de sua casa uma bela adega. E quem acredita que este é um item exclusivo para ambientes amplos, engana-se: hoje já é possível criar um espaço perfeito para armazenar suas bebidas, de acordo com as suas possibilidades, seja debaixo de uma escada, em um cômodo exclusivo ou apenas adicionando uma opção compacta e climatizada próximo ao bar.
Para uma adega perfeita, os produtos que serão adicionados trarão a qualidade tão desejada. De acordo com o sommelier Charles Campos, da Casa Europa, espumantes, vinhos do porto e sauternes são excelentes para servirem em qualquer ocasião: “Muitas vezes nos preocupamos apenas com os grandes vinhos, mas é preciso ter alguns bons vinhos de preços mais acessíveis para abrir sem culpa e a qualquer momento“, esclarece o profissional.
Antes de colocar qualquer projeto em prática, é importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada, qual tamanho e modelo ideal para o espaço em questão, e quais os cuidados necessários para manter a boa conservação das bebidas.
Modelos de adegas
Armazenar um bom vinho e manter a sua durabilidade requer alguns cuidados básicos, como deixar as garrafas em um local onde a temperatura e iluminação sejam adequadas. Para isso, é importante investir na construção de um ambiente especial: “Atualmente existe uma grande gama de empresas que realizam o projeto de adegas climatizadas sob medida. Usualmente, esses projetos costumam ser desenvolvidos para restaurantes e bares que possuem muitas garrafas, porém vejo cada vez mais projetos do tipo sendo executados em apartamentos e residências unifamiliares”, explica a arquiteta Flávia Prata.
Para espaços mais compactos ou ambientes menores, há ainda as opções parecidas com geladeiras, e estão disponíveis em diversos tamanhos: “As adegas climatizadas encontradas no mercado podem começar com uma versão pequena de 8 a 16 garrafas, as médias que vão de 24, 30 a 60 garrafas, até as maiores, de 90, 120, 160 e 190 garrafas”, complementa Charles.
E qual é a diferença de uma adega compacta de um frigobar? Muitas! “Existem desde adegas mais simples até as mais elaboradas. No caso, algumas funcionam como reguladoras de temperatura externa, ou seja, trabalham diminuindo a temperatura externa a X graus (são adegas mais simples). Temos as que funcionam com motor similar ao de geladeiras, com uma regulagem mais precisa de um termostato mais fiel. Por fim, temos adegas que fazem o controle de temperatura e umidade, o que é muito importante para os vinhos chamados de Guarda, para que a rolha se mantenha em condições de manter o líquido perfeito ao longo dos anos”, explica João Marcos, sócio-fundador da House of Wine.
Qual o modelo mais indicado para minha casa?
A adega ideal pode variar de acordo com o tamanho do espaço no qual ela será instalada, como também a proposta que você deseja seguir: “Eu acredito que essa peça faz parte da decoração de uma casa. Escolha uma que harmonize com o ambiente e móveis escolhidos. Aquele canto em que as pessoas gostam de guardar coisas, como embaixo de uma escada, pode dar uma bela adega, com muito charme”, sugere Charles.
Já para quem não tem problemas com a metragem, mas tomará essa decisão por influência dos números de garrafas, João dá uma dica certeira: “Uma adega destas tipo ‘geladeira’, para até 60 garrafas, atende muito bem ao enófilo que já tem um desejo de ter vinhos de guarda! Para vinhos de dia a dia, uma adega de 12 a 24 garrafas atende muito bem”.
Onde colocar sua adega
Tecnicamente falando, o melhor local para armazenar vinhos é longe do sol direto, que não só prejudicaria a qualidade das bebidas em relação a iluminação, como também o calor: “Um cômodo sem janelas, como uma despensa ou porão, por exemplo, são locais ideais para adicionar uma adega”, conta a arquiteta. Embutir o equipamento junto à marcenaria da cozinha ou de algum ambiente social é outra sugestão dada por Flávia.
Temperatura ideal e manutenção
Para João Marcos, a temperatura ideal para vinhos brancos é de 8 a 12 graus, enquanto para tintos, 15 a 18 graus são suficientes para manter a qualidade das bebidas.
Quanto a manutenção, Charles explica que é fundamental escolher bem os produtos a serem usados: “É importante lembrar que a limpeza, conserto e manutenção de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como tintas, colas e desinfetantes, pois as rolhas absorvem os odores do ambiente e, com o passar do tempo, acabam passando para o vinho”.
120 adegas para você se apaixonar
Dadas as devidas dicas e informações, agora é hora de conferir uma lista completa de adegas das mais diversas estruturas, tamanhos, estilos e ambientes diferentes:
1. Adegas com decoração rudimentar são as mais encontradas
E você ainda pode incluir garrafas e tubos de ensaios nas prateleiras para armazenamento das rolhas das garrafas que já foram abertas. Se você ainda pedir para cada convidado assinar uma rolha de vinho que degustou, a tática acaba se tornando mais especial ainda.
2. Mas elas também podem ser bem moderninhas
“Generosos vinhos, como porto e sauternes, são excelentes para finalizar refeições e embalar conversas com um bom charuto. Um conhaque de boa qualidade também é uma boa pedida”, sugere Charles.
3. Uma utilidade e tanto para o vão da cozinha
Para o projeto desta marcenaria, algumas prateleiras não lineares foram incluídas no contorno da grande adega, ideal para armazenar outras garrafas e, até mesmo, outros tipos de bebidas.
4. Uma coleção dessas precisa de um lugar especial da casa
A enorme prateleira conta com portas de vidro, para que a coleção de garrafas fique à mostra, e também uma escada sobre trilhos, para facilitar o alcance das bebidas ao alto. As prateleiras ao meio deixam as taças mais acessíveis.
5. Balcão com adegas climatizadas
Para ambientes maiores, Flávia sugere uma ideia genial: “acredito que seja interessante criar um espaço do tipo bar dedicado, tanto para vinho quanto para outras bebidas. Esse espaço pode ter uma marcenaria exclusiva junto à área de jantar, com alguma decoração e iluminação de destaque, por exemplo”.
6. Usando as garrafas como artigos de decoração
Se a temperatura do ambiente permitir, é possível armazenar os vinhos em locais abertos, longe do sol. A exposição das garrafas ainda deixa a decoração mais descolada e divertida, principalmente se tiverem esses pinos de encaixe, como os da foto.
7. Encaixada em seu devido lugar
Para a arquiteta, um ambiente completo precisa atender as necessidades do usuário não só para armazenar as bebidas, mas também para prová-las: “Independente do tamanho da adega escolhida, o ideal é sempre ter uma superfície de apoio para que ocorram as degustações e experimentações do vinho”.
8. Empilhando as garrafas com maestria
Neste ambiente, os nichos na parte superior da parede abrigou pratos, livros, adornos decorativos e também uma pilha de garrafas preciosas, formando não só uma singela adega, como também uma obra de arte.
9. Adicione outras bebidas para completar o bar da casa
“O controle de temperatura facilita a armazenagem do vinho, então é imprescindível que exista essa definição de temperatura no caso da adega climatizada, ou então que o ambiente em que as bebidas ficarão seja o mais ‘estável’ e fresco da casa”, acrescenta Flávia.
10. Complementando a área gourmet
Por ser um ambiente fechado, o terraço gourmet pôde receber o estoque de vinhos da casa sem o menor problema, já que a luz natural ainda foi inibida pelo blackout. Os nichos foram incluídos na marcenaria do armário planejado.
11. Inclua uma iluminação estilizada
… e que, ao mesmo tempo, não seja agressiva às bebidas. “O vinho é uma bebida viva e evolui, sendo sensível, portanto, grandes variações de luz e temperatura não são bem vindas”, afirma João Marcos.
12. Quanto mais praticidade, melhor
O bar da casa ganhou não só nichos na parede para armazenar os destilados, como também um balcão com banquetas, ideal para servir refeições rápidas e quitutes enquanto o morador e seus convidados degustam um bom vinho.
13. A decoração indica que aquele é o canto especial das bebidas
Sabe aquela área construída para servir de depósito do imóvel? Ela também pode ter uma outra finalidade bem mais interessante: ser transformada em um cantinho de bebidas, com adega climatizada e algumas prateleiras.
14. Adegas escuras ajudam a conservar melhor o vinho
Garrafas de vinhos costumam ser escuras e não é à toa, e o ambiente em que elas devem ficar armazenadas não deve ser muito diferente, como já mencionado anteriormente. Caso o espaço tenha uma janela, pense em incluir uma marcenaria escura. Assim a iluminação não é rebatida e naturalmente controlada.
15. A melhor maneira de guardar a sua garrafa é na horizontal
“É imprescindível que qualquer adega – seja climatizada ou seja um nicho de marcenaria – permita que as garrafas sejam armazenadas na horizontal para evitar o ressecamento da rolha”, garante a arquiteta.
16. Fique de olho na temperatura
Não se esqueça que cada tipo de vinho pede uma temperatura diferente, como os vinhos brancos que variam de 8 a 12 graus e tintos de 15 a 18 graus. Mas existe uma temperatura meio-termo para adegas que tenham esses títulos misturados, que é de 12 graus.
17. E também na umidade do ambiente
“Esses modelos com diversos compartimentos são ideais para enófilos e entusiastas que tenham diferentes tipos de garrafas em seu interior, já que cada tipo de vinho pede uma temperatura específica”, garante Flávia.
18. Prefira construir sua adega onde as garrafas poderão ficar bem quietinhas
Assim você evita de ficar mudando as garrafas de lugar e, sem perceber, acaba promovendo uma mudança brusca de temperatura e iluminação. Quanto menos elas se mexerem, melhor.
19. Taças e acompanhamentos são bem-vindos
E para complementar o estoque, algumas garrafinhas de água e acessórios para servir alguns drinks, café e petiscos. Claro que entre tudo isso há aquele toque pessoal necessário para incluir a identidade do morador no espaço.
20. Nunca um vão sob a escada teve tanta serventia!
Com criatividade, é possível encontrar soluções práticas para cada cantinho da casa, sem precisar quebrar muito a cabeça. Foi a saída utilizada neste projeto, que incluiu a adega e o bar no pequeno espaço, que ainda ganhou uma proteção de vidro por toda a sua extensão.
21. Embutida na parede para otimizar espaço
“Uma adega pode fazer parte de uma cozinha gourmet, da decoração de uma sala temática e até ficar embutida de forma que ninguém saiba o que é, causando uma surpresa quando os amigos descobrirem do que se trata”, comenta Charles.
22. Pequenos apartamentos exigem soluções práticas
E utilizar ao máximo as paredes do imóvel é uma mão na roda para quem não quer perder a oportunidade de incluir uma adega na decoração. Os nichos para armazenar bebidas foram instalados sob medida entre o balcão da cozinha americana e o rack da sala deste moderno apartamento.
23. Uma estação muito bem abastecida
A adega com estante acoplada permite que as garrafas sejam guardadas não só na área climatizada, como também nos nichos e prateleiras. As gavetas são fundamentais também para armazenar acessórios e outros itens que compõem o ambiente.
24. Revestimento com rolhas
“É possível encomendar com algumas empresas especializadas adegas sob medida para o seu espaço ou até mesmo adegas ambiente, em que você pode adentrar – e torná-la a atração da casa”, comenta Charles.
25. Prateleira vazada feita de colunas de vidro
Foi dessa forma que o arquiteto projetou a divisão de ambientes entre o hall de entrada e a sala de jantar. As bebidas, juntamente com as prateleiras de vidro instaladas na vertical, adicionaram um toque moderno à decoração contemporânea.
26. Ao lado do ambiente mais confortável da casa
O bar desta aconchegante sala de estar ganhou um móvel com revestimento de espelhos para valorizar ainda mais a decoração. Nele, a adega climatizada foi encaixada perfeitamente bem no meio do buffet, que ainda ficou mais completo com a bandeja de bebidas na parte superior.
27. Um espaço para armazenar o precioso estoque
Se a intenção é montar o seu bar completo na área gourmet, atente-se se este cômodo da casa não está localizado para o oeste, pois é justamente a posição onde o sol bate por um período muito maior do dia. Caso este seja justamente o posicionamento de sua varanda, instale sua adega na sala, para garantir a durabilidade de suas bebidas.
28. Home office / cofre de relíquias
Trabalhar no meio do que é bom deve ser tentador, não é? Este home office, além da marcenaria sob medida na área de trabalho, também ganhou um super bar com armários planejados em outro tom, justamente para servir como demarcação de ambientes.
29. Fica mais fácil de escolher com os rótulos à mostra
E ainda por cima deixam a decoração muito mais bonita, quando as garrafas mais legais são expostas desta maneira. Uma forma bem simples de utilizar as embalagens dos produtos ao nosso favor.
30. Gavetinhas individuais na bancada
Para enólogos apaixonados, Flávia aposta em uma produção maior para acomodar a coleção: “converta algum cômodo não utilizado, como um dormitório de serviço, e crie uma adega climatizada personalizada sob medida”.
31. Um ambiente todo aconchegante e intimista
Uma adega não precisa ser necessariamente um ambiente frio para entrar e sair rapidamente. Se o espaço permite, é interessante criar uma área de estar, para que você e seus convidados possam degustar a bebida com muito conforto e jogar conversa fora.
32. Versão minimizada para a sala de jantar
Como o cantinho utilizado para montar o bar era pertinho da janela, foi adicionado um blackout para controlar a entrada da iluminação natural no ambiente, garantindo assim a proteção necessária.
33. Compartimento para receber as rolhas
Outra ideia genial para armazenamento de rolhas: compartimentos de vidros instalados no mesmo painel onde as bebidas ficam expostas. Mais uma vez, as garrafas foram usadas também como o objeto decorativo principal do cômodo.
34. Sua adega também pode ser aquele móvel bem bonito na sala
Quanto mais ela estiver integrada entre os móveis do espaço, melhor. Principalmente se o ambiente for pequeno. Manter a harmonia da decoração é fundamental e agradável aos olhos.
35. Cores marcantes sempre deixam qualquer ambiente mais alegre
“Caso a casa comporte, o morador poderia criar uma adega no nível do subsolo, já que eles costumam ter temperaturas mais frescas e estáveis, além de zero incidência de luz solar e claridade”, garante Flávia. Ou seja, o ambiente ideal!
36. Discretinho e essencial
E para quem prefere manter a neutralidade da composição, é possível adicionar a adega em um local mais reservado e discreto. Neste projeto, a solução foi instalá-la acoplada à estante da sala de estar.
37. Aquele cômodo especialmente elaborado para tal finalidade
Para projetos que fazem de um cômodo inteiro uma adega, as possibilidades são maiores: é possível não só climatizar o ambiente, como também adicionar diversas “geladeiras” com temperaturas diferentes, podendo assim armazenar diferentes tipos de vinhos, respeitando as temperaturas ideais para cada um deles.
38. As adegas podem ser adaptadas em qualquer canto que desejar
Contanto que as bebidas não fiquem expostas às condições já mencionadas, como no caso deste ambiente, que foi construído logo abaixo do mezanino da casa, com prateleiras embutidas de forma bem discreta e funcional.
39. Painel para encaixe de garrafas
Além de toda a estrutura necessária, o que não pode faltar mesmo em uma adega, como João Marcos diz, são os vinhos, não é mesmo? Tenha bons títulos para serem degustados em comemorações especiais, além de marcas acessíveis e de boa qualidade para consumo em dias corriqueiros.
40. Entre os livros e a decoração
Para a estante principal da casa, os últimos nichos na parte inferior ganharam divisórias próprias para garrafas, que além de estar a fácil alcance, também estão bem protegidas e armazenadas.
41. Climatização em tamanho família
Para a sala de jantar, o projeto arquitetônico adicionou uma versão triplex junto com a marcenaria sob medida, que ainda contou com nichos, armários e um balcão super funcional.
42. Ambiente de armazenamento e degustação
Para a decoração da adega no subsolo da casa, foi utilizado o papel de parede imitando tijolinhos desgastados, dando mais rusticidade ao ambiente, e também deixando tudo com um climinha de cave no porão.
43. Quanto mais aconchegante, melhor
“Um casa localizada em uma área que tenha opção de um subsolo, até mesmo no Rio de Janeiro, pode se ter uma cave natural, desde que tenha um controle de umidade e temperatura através de sistemas de automação, como os da Crestron”, garante João Marcos.
44. Adegas a postos debaixo do aparador
Assim fica mais fácil acessar as bebidas durante o jantar, e ainda ter um suporte para abrir as garrafas sem dificuldades. Tudo adicionado em seu devido lugar, sem prejudicar a área de circulação.
45. Planejados internos sob medida
Revestido internamente com laca fosca preta, o móvel é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios. Um projeto definitivamente completo!
46. Escondidas atrás do espelho
O mesmo recurso utilizado para quartos e closets também foi utilizado para a criação deste ambiente, que deixou todas as bebidas da casa discretamente armazenadas neste extenso armário. Ao meio, a porta de correr também garantiu privacidade à adega.
47. Um toque rústico ao contemporâneo
As estantes suspensas garantiram o bom armazenamento dos vinhos e ainda ganharam um destaque maior com a instalação do enorme quadro amarelo entre elas. Para completar, a meia luz do ambiente deu todo um clima rudimentar e aconchegante.
48. Uma partida de poker e uns bons drinks
Uma sala de jogos também é um ótimo ambiente para montar a sua adega dos sonhos, principalmente pela finalidade que os vinhos terão entre uma partida e outra. A mesa com estampas de rótulos de várias bebidas entrou no clima da decoração.
49. Aquela marcenaria de arrancar suspiros
E que ainda ganhou uma sensação incrível de amplitude com a instalação de espelhos do chão ao teto. Os objetos decorativos contribuíram para deixar a decoração mais clássica.
50. É ou não é um estoque feito no capricho?
As portas de acesso desta adega no subsolo ganharam também a função de claraboia, deixando as bebidas expostas de uma maneira diferenciada entre as estantes de madeira. Para garantir a temperatura, um climatizador portátil foi incluído na confecção do espaço.
Veja mais adegas para todos os tipos de ambientes
Não importa o tamanho de sua adega, o que importa é incluí-la em seu projeto em grande estilo:
51. Um projeto que mais parece uma vitrine de shopping
52. Sala de jogos com ambiente fechado e climatizado para as bebidas
53. A área para bebidas também foi adaptada para ser um cantinho do café
54. Nichos criados no hall de entrada para comportar as garrafas
55. A decoração do bar contou com refrigerador, plantas e caixotes de feira
56. A prateleira ganhou mais profundidade com o espelho ao fundo
57. Armário com gavetas e iluminação interna projetado na cozinha
58. As portas em madeira clara acompanharam a decoração clean do ambiente
59. Tudo escondidinho atrás dos espelhos
60. Estante vazada com iluminação interna valoriza ainda mais o móvel
61. A adega privativa garante mais segurança, principalmente para quem tem crianças em casa
62. Aproveitando todas as paredes do cômodo
63. Taças à mostra pode dar um outro visual à decoração
64. Esta adega ganhou marcenaria planejada com bancada e gavetas
65. Adegas na varanda precisam de proteção especial contra a luz solar direta
66. Os títulos preferidos foram expostos de maneira divertida no móvel
67. O bar da casa ganhou uma decoração temática com os quadros
68. Um toque especial e confortável dado com a adição do tapete étnico
69. Parece uma obra de arte, mas é só uma adega
70. O papel de parede imitando caixote de importação deu uma atmosfera industrial ao espaço
71. A estante iluminada ainda ganhou um letreiro estilizado
72. Além da adega, é possível aproveitar o espaço para criar um ambiente social
73. Armários recheados de garrafas por todos os lados
74. Um para os vinhos, outro para as cervejinhas
75. Para um espaço clean, aposte em uma única cor sóbria
76. Perceba como uma boa iluminação faz toda a diferença
77. Assim como uma bela decoração também
78. Os espelhos das portas do armário ajudam a dar mais amplitude ao cômodo
79. Quando as bebidas se tornam o destaque principal do ambiente
80. O móvel cinza adicionou bastante delicadeza ao espaço
81. Quanto maior a paixão por vinhos, maior é a adega
82. O ambiente especial ficou incrível ao lado do piano
83. Integrado a decoração com discrição
84. Armazenados por categorias
85. Uma estante do teto ao chão
86. Incluída a sala de estar como um grande aquário
87. Garrafas na horizontal também evitam o ressecamento da rolha
88. A adega instalada no mezanino ganhou maior destaque mesmo no andar inferior
89. Você ainda pode criar uma cave climatizada no subsolo da casa
90. Buffet com cristaleira: rústico e extremamente funcional
91. O painel se tornou também as boas vindas da casa
92. Os barris deixaram a decoração ainda mais temática
93. Aproveitando a parede para não comprometer a circulação do pequeno espaço
94. Independentemente do estilo decorativo, uma adega sempre será bem-vinda
95. Na dúvida, monte a sua adega em um ambiente inspirador
96. Tenha certeza que o charme e o requinte serão garantidos
97. Mesmo que ela esteja acoplada na marcenaria da cozinha
98. Ou no porão de casa
99. O que importa é ter um ambiente com sua personalidade
100. … e claro, o seu gosto pessoal
101. O termostato externo ajuda a controlar a temperatura
102. O painel luminoso destacou ainda mais as garrafas
103. Incluída na decoração retrô
104. Além de armazenar os vinhos, também colaborou para dar a sensação de amplitude à sala
105. Crie uma coleção que agrade todos os paladares
106. Assim os seus convidados sempre estarão bem servidos e satisfeitos
107. Mantenha o foco com a organização de sua adega
108. E evite armazenar neste espaço outras coisas que não sejam bebidas
109. Afinal de contas, a ideia é ter uma adega, não um depósito, certo?
110. O casamento perfeito entre a adega e o frigobar
111. Além de deixar a cozinha completa, adiciona também um toque de modernidade
112. Uma cave de estilo colonial
113. Os nichos para bebidas foram incluídos debaixo da escada junto com o armário
114. Mais uma vez, o espelho colaborou, e fez parecer o espaço ter duplicado de tamanho
115. Tudo encaixado em seu devido lugar
116. Quadrinhos de bebidas populares para caprichar na decoração do ambiente
117. Quando a simplicidade se torna suficiente
118. Três adeguinhas para dar conta do recado
119. Receber e servir fica muito mais fácil com a adega ao lado da sala de jantar
120. A porta ganhou o destaque necessário em meio à sobriedade
Depois de encarar toda essa infinidade de inspirações, conseguiu visualizar qual seria a adega dos seus sonhos, dentro do espaço disponível em sua casa para tal finalidade? Qual é a sua opção favorita?
O post Pegboard: o que é, como criar e 33 inspirações para organizar a vida apareceu primeiro em Tua Casa.
Quem gosta de beber um bom vinho e receber convidados em casa, certamente já pensou em incluir ou já adicionou na decoração de sua casa uma bela adega. E quem acredita que este é um item exclusivo para ambientes amplos, engana-se: hoje já é possível criar um espaço perfeito para armazenar suas bebidas, de acordo com as suas possibilidades, seja debaixo de uma escada, em um cômodo exclusivo ou apenas adicionando uma opção compacta e climatizada próximo ao bar.
Para uma adega perfeita, os produtos que serão adicionados trarão a qualidade tão desejada. De acordo com o sommelier Charles Campos, da Casa Europa, espumantes, vinhos do porto e sauternes são excelentes para servirem em qualquer ocasião: “Muitas vezes nos preocupamos apenas com os grandes vinhos, mas é preciso ter alguns bons vinhos de preços mais acessíveis para abrir sem culpa e a qualquer momento“, esclarece o profissional.
Antes de colocar qualquer projeto em prática, é importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada, qual tamanho e modelo ideal para o espaço em questão, e quais os cuidados necessários para manter a boa conservação das bebidas.
Modelos de adegas
Armazenar um bom vinho e manter a sua durabilidade requer alguns cuidados básicos, como deixar as garrafas em um local onde a temperatura e iluminação sejam adequadas. Para isso, é importante investir na construção de um ambiente especial: “Atualmente existe uma grande gama de empresas que realizam o projeto de adegas climatizadas sob medida. Usualmente, esses projetos costumam ser desenvolvidos para restaurantes e bares que possuem muitas garrafas, porém vejo cada vez mais projetos do tipo sendo executados em apartamentos e residências unifamiliares”, explica a arquiteta Flávia Prata.
Para espaços mais compactos ou ambientes menores, há ainda as opções parecidas com geladeiras, e estão disponíveis em diversos tamanhos: “As adegas climatizadas encontradas no mercado podem começar com uma versão pequena de 8 a 16 garrafas, as médias que vão de 24, 30 a 60 garrafas, até as maiores, de 90, 120, 160 e 190 garrafas”, complementa Charles.
E qual é a diferença de uma adega compacta de um frigobar? Muitas! “Existem desde adegas mais simples até as mais elaboradas. No caso, algumas funcionam como reguladoras de temperatura externa, ou seja, trabalham diminuindo a temperatura externa a X graus (são adegas mais simples). Temos as que funcionam com motor similar ao de geladeiras, com uma regulagem mais precisa de um termostato mais fiel. Por fim, temos adegas que fazem o controle de temperatura e umidade, o que é muito importante para os vinhos chamados de Guarda, para que a rolha se mantenha em condições de manter o líquido perfeito ao longo dos anos”, explica João Marcos, sócio-fundador da House of Wine.
Qual o modelo mais indicado para minha casa?
A adega ideal pode variar de acordo com o tamanho do espaço no qual ela será instalada, como também a proposta que você deseja seguir: “Eu acredito que essa peça faz parte da decoração de uma casa. Escolha uma que harmonize com o ambiente e móveis escolhidos. Aquele canto em que as pessoas gostam de guardar coisas, como embaixo de uma escada, pode dar uma bela adega, com muito charme”, sugere Charles.
Já para quem não tem problemas com a metragem, mas tomará essa decisão por influência dos números de garrafas, João dá uma dica certeira: “Uma adega destas tipo ‘geladeira’, para até 60 garrafas, atende muito bem ao enófilo que já tem um desejo de ter vinhos de guarda! Para vinhos de dia a dia, uma adega de 12 a 24 garrafas atende muito bem”.
Onde colocar sua adega
Tecnicamente falando, o melhor local para armazenar vinhos é longe do sol direto, que não só prejudicaria a qualidade das bebidas em relação a iluminação, como também o calor: “Um cômodo sem janelas, como uma despensa ou porão, por exemplo, são locais ideais para adicionar uma adega”, conta a arquiteta. Embutir o equipamento junto à marcenaria da cozinha ou de algum ambiente social é outra sugestão dada por Flávia.
Temperatura ideal e manutenção
Para João Marcos, a temperatura ideal para vinhos brancos é de 8 a 12 graus, enquanto para tintos, 15 a 18 graus são suficientes para manter a qualidade das bebidas.
Quanto a manutenção, Charles explica que é fundamental escolher bem os produtos a serem usados: “É importante lembrar que a limpeza, conserto e manutenção de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como tintas, colas e desinfetantes, pois as rolhas absorvem os odores do ambiente e, com o passar do tempo, acabam passando para o vinho”.
120 adegas para você se apaixonar
Dadas as devidas dicas e informações, agora é hora de conferir uma lista completa de adegas das mais diversas estruturas, tamanhos, estilos e ambientes diferentes:
1. Adegas com decoração rudimentar são as mais encontradas
E você ainda pode incluir garrafas e tubos de ensaios nas prateleiras para armazenamento das rolhas das garrafas que já foram abertas. Se você ainda pedir para cada convidado assinar uma rolha de vinho que degustou, a tática acaba se tornando mais especial ainda.
2. Mas elas também podem ser bem moderninhas
“Generosos vinhos, como porto e sauternes, são excelentes para finalizar refeições e embalar conversas com um bom charuto. Um conhaque de boa qualidade também é uma boa pedida”, sugere Charles.
3. Uma utilidade e tanto para o vão da cozinha
Para o projeto desta marcenaria, algumas prateleiras não lineares foram incluídas no contorno da grande adega, ideal para armazenar outras garrafas e, até mesmo, outros tipos de bebidas.
4. Uma coleção dessas precisa de um lugar especial da casa
A enorme prateleira conta com portas de vidro, para que a coleção de garrafas fique à mostra, e também uma escada sobre trilhos, para facilitar o alcance das bebidas ao alto. As prateleiras ao meio deixam as taças mais acessíveis.
5. Balcão com adegas climatizadas
Para ambientes maiores, Flávia sugere uma ideia genial: “acredito que seja interessante criar um espaço do tipo bar dedicado, tanto para vinho quanto para outras bebidas. Esse espaço pode ter uma marcenaria exclusiva junto à área de jantar, com alguma decoração e iluminação de destaque, por exemplo”.
6. Usando as garrafas como artigos de decoração
Se a temperatura do ambiente permitir, é possível armazenar os vinhos em locais abertos, longe do sol. A exposição das garrafas ainda deixa a decoração mais descolada e divertida, principalmente se tiverem esses pinos de encaixe, como os da foto.
7. Encaixada em seu devido lugar
Para a arquiteta, um ambiente completo precisa atender as necessidades do usuário não só para armazenar as bebidas, mas também para prová-las: “Independente do tamanho da adega escolhida, o ideal é sempre ter uma superfície de apoio para que ocorram as degustações e experimentações do vinho”.
8. Empilhando as garrafas com maestria
Neste ambiente, os nichos na parte superior da parede abrigou pratos, livros, adornos decorativos e também uma pilha de garrafas preciosas, formando não só uma singela adega, como também uma obra de arte.
9. Adicione outras bebidas para completar o bar da casa
“O controle de temperatura facilita a armazenagem do vinho, então é imprescindível que exista essa definição de temperatura no caso da adega climatizada, ou então que o ambiente em que as bebidas ficarão seja o mais ‘estável’ e fresco da casa”, acrescenta Flávia.
10. Complementando a área gourmet
Por ser um ambiente fechado, o terraço gourmet pôde receber o estoque de vinhos da casa sem o menor problema, já que a luz natural ainda foi inibida pelo blackout. Os nichos foram incluídos na marcenaria do armário planejado.
11. Inclua uma iluminação estilizada
… e que, ao mesmo tempo, não seja agressiva às bebidas. “O vinho é uma bebida viva e evolui, sendo sensível, portanto, grandes variações de luz e temperatura não são bem vindas”, afirma João Marcos.
12. Quanto mais praticidade, melhor
O bar da casa ganhou não só nichos na parede para armazenar os destilados, como também um balcão com banquetas, ideal para servir refeições rápidas e quitutes enquanto o morador e seus convidados degustam um bom vinho.
13. A decoração indica que aquele é o canto especial das bebidas
Sabe aquela área construída para servir de depósito do imóvel? Ela também pode ter uma outra finalidade bem mais interessante: ser transformada em um cantinho de bebidas, com adega climatizada e algumas prateleiras.
14. Adegas escuras ajudam a conservar melhor o vinho
Garrafas de vinhos costumam ser escuras e não é à toa, e o ambiente em que elas devem ficar armazenadas não deve ser muito diferente, como já mencionado anteriormente. Caso o espaço tenha uma janela, pense em incluir uma marcenaria escura. Assim a iluminação não é rebatida e naturalmente controlada.
15. A melhor maneira de guardar a sua garrafa é na horizontal
“É imprescindível que qualquer adega – seja climatizada ou seja um nicho de marcenaria – permita que as garrafas sejam armazenadas na horizontal para evitar o ressecamento da rolha”, garante a arquiteta.
16. Fique de olho na temperatura
Não se esqueça que cada tipo de vinho pede uma temperatura diferente, como os vinhos brancos que variam de 8 a 12 graus e tintos de 15 a 18 graus. Mas existe uma temperatura meio-termo para adegas que tenham esses títulos misturados, que é de 12 graus.
17. E também na umidade do ambiente
“Esses modelos com diversos compartimentos são ideais para enófilos e entusiastas que tenham diferentes tipos de garrafas em seu interior, já que cada tipo de vinho pede uma temperatura específica”, garante Flávia.
18. Prefira construir sua adega onde as garrafas poderão ficar bem quietinhas
Assim você evita de ficar mudando as garrafas de lugar e, sem perceber, acaba promovendo uma mudança brusca de temperatura e iluminação. Quanto menos elas se mexerem, melhor.
19. Taças e acompanhamentos são bem-vindos
E para complementar o estoque, algumas garrafinhas de água e acessórios para servir alguns drinks, café e petiscos. Claro que entre tudo isso há aquele toque pessoal necessário para incluir a identidade do morador no espaço.
20. Nunca um vão sob a escada teve tanta serventia!
Com criatividade, é possível encontrar soluções práticas para cada cantinho da casa, sem precisar quebrar muito a cabeça. Foi a saída utilizada neste projeto, que incluiu a adega e o bar no pequeno espaço, que ainda ganhou uma proteção de vidro por toda a sua extensão.
21. Embutida na parede para otimizar espaço
“Uma adega pode fazer parte de uma cozinha gourmet, da decoração de uma sala temática e até ficar embutida de forma que ninguém saiba o que é, causando uma surpresa quando os amigos descobrirem do que se trata”, comenta Charles.
22. Pequenos apartamentos exigem soluções práticas
E utilizar ao máximo as paredes do imóvel é uma mão na roda para quem não quer perder a oportunidade de incluir uma adega na decoração. Os nichos para armazenar bebidas foram instalados sob medida entre o balcão da cozinha americana e o rack da sala deste moderno apartamento.
23. Uma estação muito bem abastecida
A adega com estante acoplada permite que as garrafas sejam guardadas não só na área climatizada, como também nos nichos e prateleiras. As gavetas são fundamentais também para armazenar acessórios e outros itens que compõem o ambiente.
24. Revestimento com rolhas
“É possível encomendar com algumas empresas especializadas adegas sob medida para o seu espaço ou até mesmo adegas ambiente, em que você pode adentrar – e torná-la a atração da casa”, comenta Charles.
25. Prateleira vazada feita de colunas de vidro
Foi dessa forma que o arquiteto projetou a divisão de ambientes entre o hall de entrada e a sala de jantar. As bebidas, juntamente com as prateleiras de vidro instaladas na vertical, adicionaram um toque moderno à decoração contemporânea.
26. Ao lado do ambiente mais confortável da casa
O bar desta aconchegante sala de estar ganhou um móvel com revestimento de espelhos para valorizar ainda mais a decoração. Nele, a adega climatizada foi encaixada perfeitamente bem no meio do buffet, que ainda ficou mais completo com a bandeja de bebidas na parte superior.
27. Um espaço para armazenar o precioso estoque
Se a intenção é montar o seu bar completo na área gourmet, atente-se se este cômodo da casa não está localizado para o oeste, pois é justamente a posição onde o sol bate por um período muito maior do dia. Caso este seja justamente o posicionamento de sua varanda, instale sua adega na sala, para garantir a durabilidade de suas bebidas.
28. Home office / cofre de relíquias
Trabalhar no meio do que é bom deve ser tentador, não é? Este home office, além da marcenaria sob medida na área de trabalho, também ganhou um super bar com armários planejados em outro tom, justamente para servir como demarcação de ambientes.
29. Fica mais fácil de escolher com os rótulos à mostra
E ainda por cima deixam a decoração muito mais bonita, quando as garrafas mais legais são expostas desta maneira. Uma forma bem simples de utilizar as embalagens dos produtos ao nosso favor.
30. Gavetinhas individuais na bancada
Para enólogos apaixonados, Flávia aposta em uma produção maior para acomodar a coleção: “converta algum cômodo não utilizado, como um dormitório de serviço, e crie uma adega climatizada personalizada sob medida”.
31. Um ambiente todo aconchegante e intimista
Uma adega não precisa ser necessariamente um ambiente frio para entrar e sair rapidamente. Se o espaço permite, é interessante criar uma área de estar, para que você e seus convidados possam degustar a bebida com muito conforto e jogar conversa fora.
32. Versão minimizada para a sala de jantar
Como o cantinho utilizado para montar o bar era pertinho da janela, foi adicionado um blackout para controlar a entrada da iluminação natural no ambiente, garantindo assim a proteção necessária.
33. Compartimento para receber as rolhas
Outra ideia genial para armazenamento de rolhas: compartimentos de vidros instalados no mesmo painel onde as bebidas ficam expostas. Mais uma vez, as garrafas foram usadas também como o objeto decorativo principal do cômodo.
34. Sua adega também pode ser aquele móvel bem bonito na sala
Quanto mais ela estiver integrada entre os móveis do espaço, melhor. Principalmente se o ambiente for pequeno. Manter a harmonia da decoração é fundamental e agradável aos olhos.
35. Cores marcantes sempre deixam qualquer ambiente mais alegre
“Caso a casa comporte, o morador poderia criar uma adega no nível do subsolo, já que eles costumam ter temperaturas mais frescas e estáveis, além de zero incidência de luz solar e claridade”, garante Flávia. Ou seja, o ambiente ideal!
36. Discretinho e essencial
E para quem prefere manter a neutralidade da composição, é possível adicionar a adega em um local mais reservado e discreto. Neste projeto, a solução foi instalá-la acoplada à estante da sala de estar.
37. Aquele cômodo especialmente elaborado para tal finalidade
Para projetos que fazem de um cômodo inteiro uma adega, as possibilidades são maiores: é possível não só climatizar o ambiente, como também adicionar diversas “geladeiras” com temperaturas diferentes, podendo assim armazenar diferentes tipos de vinhos, respeitando as temperaturas ideais para cada um deles.
38. As adegas podem ser adaptadas em qualquer canto que desejar
Contanto que as bebidas não fiquem expostas às condições já mencionadas, como no caso deste ambiente, que foi construído logo abaixo do mezanino da casa, com prateleiras embutidas de forma bem discreta e funcional.
39. Painel para encaixe de garrafas
Além de toda a estrutura necessária, o que não pode faltar mesmo em uma adega, como João Marcos diz, são os vinhos, não é mesmo? Tenha bons títulos para serem degustados em comemorações especiais, além de marcas acessíveis e de boa qualidade para consumo em dias corriqueiros.
40. Entre os livros e a decoração
Para a estante principal da casa, os últimos nichos na parte inferior ganharam divisórias próprias para garrafas, que além de estar a fácil alcance, também estão bem protegidas e armazenadas.
41. Climatização em tamanho família
Para a sala de jantar, o projeto arquitetônico adicionou uma versão triplex junto com a marcenaria sob medida, que ainda contou com nichos, armários e um balcão super funcional.
42. Ambiente de armazenamento e degustação
Para a decoração da adega no subsolo da casa, foi utilizado o papel de parede imitando tijolinhos desgastados, dando mais rusticidade ao ambiente, e também deixando tudo com um climinha de cave no porão.
43. Quanto mais aconchegante, melhor
“Um casa localizada em uma área que tenha opção de um subsolo, até mesmo no Rio de Janeiro, pode se ter uma cave natural, desde que tenha um controle de umidade e temperatura através de sistemas de automação, como os da Crestron”, garante João Marcos.
44. Adegas a postos debaixo do aparador
Assim fica mais fácil acessar as bebidas durante o jantar, e ainda ter um suporte para abrir as garrafas sem dificuldades. Tudo adicionado em seu devido lugar, sem prejudicar a área de circulação.
45. Planejados internos sob medida
Revestido internamente com laca fosca preta, o móvel é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios. Um projeto definitivamente completo!
46. Escondidas atrás do espelho
O mesmo recurso utilizado para quartos e closets também foi utilizado para a criação deste ambiente, que deixou todas as bebidas da casa discretamente armazenadas neste extenso armário. Ao meio, a porta de correr também garantiu privacidade à adega.
47. Um toque rústico ao contemporâneo
As estantes suspensas garantiram o bom armazenamento dos vinhos e ainda ganharam um destaque maior com a instalação do enorme quadro amarelo entre elas. Para completar, a meia luz do ambiente deu todo um clima rudimentar e aconchegante.
48. Uma partida de poker e uns bons drinks
Uma sala de jogos também é um ótimo ambiente para montar a sua adega dos sonhos, principalmente pela finalidade que os vinhos terão entre uma partida e outra. A mesa com estampas de rótulos de várias bebidas entrou no clima da decoração.
49. Aquela marcenaria de arrancar suspiros
E que ainda ganhou uma sensação incrível de amplitude com a instalação de espelhos do chão ao teto. Os objetos decorativos contribuíram para deixar a decoração mais clássica.
50. É ou não é um estoque feito no capricho?
As portas de acesso desta adega no subsolo ganharam também a função de claraboia, deixando as bebidas expostas de uma maneira diferenciada entre as estantes de madeira. Para garantir a temperatura, um climatizador portátil foi incluído na confecção do espaço.
Veja mais adegas para todos os tipos de ambientes
Não importa o tamanho de sua adega, o que importa é incluí-la em seu projeto em grande estilo:
51. Um projeto que mais parece uma vitrine de shopping
52. Sala de jogos com ambiente fechado e climatizado para as bebidas
53. A área para bebidas também foi adaptada para ser um cantinho do café
54. Nichos criados no hall de entrada para comportar as garrafas
55. A decoração do bar contou com refrigerador, plantas e caixotes de feira
56. A prateleira ganhou mais profundidade com o espelho ao fundo
57. Armário com gavetas e iluminação interna projetado na cozinha
58. As portas em madeira clara acompanharam a decoração clean do ambiente
59. Tudo escondidinho atrás dos espelhos
60. Estante vazada com iluminação interna valoriza ainda mais o móvel
61. A adega privativa garante mais segurança, principalmente para quem tem crianças em casa
62. Aproveitando todas as paredes do cômodo
63. Taças à mostra pode dar um outro visual à decoração
64. Esta adega ganhou marcenaria planejada com bancada e gavetas
65. Adegas na varanda precisam de proteção especial contra a luz solar direta
66. Os títulos preferidos foram expostos de maneira divertida no móvel
67. O bar da casa ganhou uma decoração temática com os quadros
68. Um toque especial e confortável dado com a adição do tapete étnico
69. Parece uma obra de arte, mas é só uma adega
70. O papel de parede imitando caixote de importação deu uma atmosfera industrial ao espaço
71. A estante iluminada ainda ganhou um letreiro estilizado
72. Além da adega, é possível aproveitar o espaço para criar um ambiente social
73. Armários recheados de garrafas por todos os lados
74. Um para os vinhos, outro para as cervejinhas
75. Para um espaço clean, aposte em uma única cor sóbria
76. Perceba como uma boa iluminação faz toda a diferença
77. Assim como uma bela decoração também
78. Os espelhos das portas do armário ajudam a dar mais amplitude ao cômodo
79. Quando as bebidas se tornam o destaque principal do ambiente
80. O móvel cinza adicionou bastante delicadeza ao espaço
81. Quanto maior a paixão por vinhos, maior é a adega
82. O ambiente especial ficou incrível ao lado do piano
83. Integrado a decoração com discrição
84. Armazenados por categorias
85. Uma estante do teto ao chão
86. Incluída a sala de estar como um grande aquário
87. Garrafas na horizontal também evitam o ressecamento da rolha
88. A adega instalada no mezanino ganhou maior destaque mesmo no andar inferior
89. Você ainda pode criar uma cave climatizada no subsolo da casa
90. Buffet com cristaleira: rústico e extremamente funcional
91. O painel se tornou também as boas vindas da casa
92. Os barris deixaram a decoração ainda mais temática
93. Aproveitando a parede para não comprometer a circulação do pequeno espaço
94. Independentemente do estilo decorativo, uma adega sempre será bem-vinda
95. Na dúvida, monte a sua adega em um ambiente inspirador
96. Tenha certeza que o charme e o requinte serão garantidos
97. Mesmo que ela esteja acoplada na marcenaria da cozinha
98. Ou no porão de casa
99. O que importa é ter um ambiente com sua personalidade
100. … e claro, o seu gosto pessoal
101. O termostato externo ajuda a controlar a temperatura
102. O painel luminoso destacou ainda mais as garrafas
103. Incluída na decoração retrô
104. Além de armazenar os vinhos, também colaborou para dar a sensação de amplitude à sala
105. Crie uma coleção que agrade todos os paladares
106. Assim os seus convidados sempre estarão bem servidos e satisfeitos
107. Mantenha o foco com a organização de sua adega
108. E evite armazenar neste espaço outras coisas que não sejam bebidas
109. Afinal de contas, a ideia é ter uma adega, não um depósito, certo?
110. O casamento perfeito entre a adega e o frigobar
111. Além de deixar a cozinha completa, adiciona também um toque de modernidade
112. Uma cave de estilo colonial
113. Os nichos para bebidas foram incluídos debaixo da escada junto com o armário
114. Mais uma vez, o espelho colaborou, e fez parecer o espaço ter duplicado de tamanho
115. Tudo encaixado em seu devido lugar
116. Quadrinhos de bebidas populares para caprichar na decoração do ambiente
117. Quando a simplicidade se torna suficiente
118. Três adeguinhas para dar conta do recado
119. Receber e servir fica muito mais fácil com a adega ao lado da sala de jantar
120. A porta ganhou o destaque necessário em meio à sobriedade
Depois de encarar toda essa infinidade de inspirações, conseguiu visualizar qual seria a adega dos seus sonhos, dentro do espaço disponível em sua casa para tal finalidade? Qual é a sua opção favorita?
O post Pegboard: o que é, como criar e 33 inspirações para organizar a vida apareceu primeiro em Tua Casa.
Pegboard: o que é, como criar e 33 inspirações para organizar a vidapublicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário